terça-feira, 18 de novembro de 2014

Edgar Rossi transfere R$100.000,00 da Educação para publicidade!



Foi publicado no último dia 7 de novembro um edital que regulamenta o processo licitatório 129/2014 (http://goo.gl/eRVlTU ) para contratação de uma empresa de publicidade, que assumirá todo o serviço publicitário da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná. Um edital que chamou atenção pela abrangência dos serviços a serem prestados, as especificações do edital deixam em aberto para que praticamente qualquer tipo de serviço ligado direta ou indiretamente a publicidade seja executado pela empresa contratada, e também pelo valor R$382.750,00.
Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que respeito os profissionais da publicidade, e reconheço a necessidade de que os serviços publicitários sejam geridos por profissionais com formação especifica na área, o questionamento que apresentarei não tem nada haver com a necessidade de se contratar tal serviço, e sim quanto a maneira que isso ocorreu.
Para garantir o pagamento anual de até R$382.750,00 o edital especifica de onde vem o dinheiro, é feito uma captação entre todas as secretarias através da Dotação Orçamentária “demais serviços de terceiros – pessoa jurídica”, verba que cada secretaria poderia gastar com serviços ligados diretamente a sua área, mas que serão destinado a honrar os compromissos com a publicidade firmados no contrato deste edital.
Até ai, um procedimento normal, haja visto que todas as secretarias em maior ou menor medida sempre precisam se serviços ligados a área de publicidade, o que questiono são os valores, as prioridades e as intenções.

Veja a baixo o quadro que mostra qual a contribuição de cada secretaria para garantir esse contrato:
Processo Licitatório 129/2014 Página 53 disponível em http://goo.gl/eRV1TU 

Processo Licitatório 129/2014 Página 54 disponível em  http://goo.gl/eRV1TU


Quanto aos valores e prioridades, destaco apenas as duas secretarias que mais destinarão verbas para publicidade, Educação e Obras e Urbanismo, cada uma destinará até R$100.000,00 (Cem Mil Reais), quais as necessidades publicitárias que estas pastas possuem para consumir cem mil reais em um ano? Será que temos um rede municipal de educação em tão perfeito estado que podemos abrir mão desta quantia, para garantir peças publicitárias? E quanto a secretaria de obras, todas nossas necessidades estão sanadas a ponto de podermos destinar tamanha quantia a publicidade?
E, enquanto se retiram dinheiro da educação, saúde, obras, e outros serviços o município gasta mensalmente cerca de 175 mil reais com os vencimentos de 26 Chefes de Divisão, 39 Chefes de Serviço, 34 Diretores de Departamento e 12 Diretores Gerais(http://goo.gl/Wfi5qN ). Não questiono aqui o salário de cada trabalhador, mas a quantidade de cargos, o número de pessoas nestes quatro cargos é equivalente a cerca de 1% dos válidos nas últimas eleições, precisamos de tantos Diretores e Chefes assim?
O que nos leva a levantar dúvidas sobre as intencionalidades do executivo municipal com tal contratação são as informações contidas no briefing, apresentado no edital como base para elaboração da proposta publicitaria, tal documento destina-se a exaltar realizações da atual gestão municipal, ou seja, o trabalho publicitário que poderia ser importante na administração municipal no desenvolvimento de campanhas educativas nas mais diversas áreas, ao que o edital indica terá o foco de promover as ações do atual prefeito.
Oras, se o atual prefeito, investisse seriamente em educação, saúde, obras e demais serviços públicos, não inchasse a máquina pública com cargos comissionados, talvez não precisasse se preocupar com propaganda pra convencer a população de que faz um bom mandato.

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