terça-feira, 7 de julho de 2015

Beto Richa, a culpa não é minha!


Beto Richa infelizmente eu posso afirmar que a sua declaração dada nesta terça-feira (07/07), registrada pelo jornalista Chico Marés, e publicada pela Gazeta do Povo (http://goo.gl/Fd4m0q  http://goo.gl/lU7p3b ), não surpreendeu nenhum cidadão paranaense que acompanhe minimamente a conjuntura política do estado, e muito menos nós servidores públicos do estado.

Você todo pomposo e orgulhoso, disse que foi o responsável pelo fim da greve por ter divulgado o salário dos professores, e ainda foi além, disse que a culpa da qualidade da educação no Paraná ser tão ruim é dos educadores, que só pensam em discutir salários, gratificações e hora-atividade.

Devo confessar que no momento em que li as suas declarações silenciosamente proferi alguns xingamentos, não pude externar minha raiva, meu filho de 6 anos estava do meu lado, tenho que dar o exemplo, ensino a ele somente palavras de ordem, “Fora Beto Richa!” é a preferida dele, você precisa ver que graça.
Depois pensei em lhe responder, e quebrar esses argumentos tão ralos, explicando a relação da hora-atividade e da remuneração com a qualidade da educação, inclusive lhe indicar uns artigos acadêmicos sobre o tema, e também a mostrar que entre as bandeiras que os trabalhadores em educação levantam, muitas, e eu arrisco a dizer que é a maioria, não tem ligação com a questão salarial.
Mas isso seria tolice minha você não é mal informado, você sabe de tudo isso, você é mal intencionado, age de má fé para confundir a opinião publica. Então resolvi que nosso “papo” deveria ser sobre os verdadeiros responsáveis pela péssima qualidade da educação em nosso estado.
Sou Agente Educacional II, funcionário administrativo, de um colégio em Pontal do Paraná, primeiro gostaria de falar da invisibilidade que existe sobre os funcionários, toda vez que você fala do salário dos professores, das condições dos professores, da greve dos professores, você está ignorando mais de 30 mil trabalhadores e trabalhadores, que são tão responsáveis pela educação quanto os professores, nós somos responsáveis pela parte documental, pela parte de infraestrutura, pela merenda, pela segurança dos alunos, sem nós Betinho, a escola não funciona, e não tem como falar em valorizar a educação, fingindo que parte dos educadores não existe.
No colégio que eu trabalho, não possui prédio próprio, funciona em prédio particular alugado, não vou nem entrar no mérito de discutir o contrato, neste prédio não tem a menor condição de funcionar uma escola, se fosse um colégio particular não teria conseguido nenhuma liberação.
Nosso colégio, possuí uma entrada apenas, tomara que nunca precisemos de uma rota de fuga, aqui biblioteca e laboratório de informática funcionam na mesma sala, também pra que ambiente adequado a maioria dos equipamentos nem ligam mais.
Aposto, que alguém do seu “garbo” era um excelente nas quadras dos colégios em que estudou levando seu atual apreço pelos esportes, mesmo que tenha problemas com seus companheiros de equipe né?
Por aqui, Richa, não existe quadra na escola, os professores de educação física que trabalham comigo são heróis que improvisam atividades e inventam modalidades para conseguir trabalhar alguns conceitos com seus alunos, alternando entre o pequeno pátio da escola, de areia coberto pedra “brita” (ideal para esporte não é?) e as ruas próximas à escola.
Toda vez que te vejo todo soberbo em divulgando jantares e recepções oficias, onde se come e se bebe do bom e do melhor, nas mais macias cadeiras, lembro-me dos alunos aqui do colégio que comem todos os dias de prato na mão, torcendo para não chover, porque aqui o lanche é no pátio, e não tem área coberta pra ninguém se esconder da chuva.
Aí Beto, você diz que a culpa pela qualidade da educação é minha? Em uma escola como essa só fazendo milagre todos os dias para conseguir atender os alunos com um mínimo de dignidade, e você assim como eu sabe que o caso da escola que trabalho não é uma exceção, só aqui na região posso apontar ao menos umas dez escolas em situação parecida.

Eu sei que sinceramente você não acredita no que fala, que tudo faz parte da sua estratégia política, que pouco se importa com a educação pública, afinal para ser eleito você precisa agradar os barões da educação que financiam sua campanha, assim como banqueiros e multinacionais, e que em momento de crise você precisa tirar dos trabalhadores para garantir o lucro daqueles que te financiam. Mas dessa vez escolheu a categoria errada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário