quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pontalense, por favor, seja candidato em 2016!


Mais uma vez a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal do Paraná ocorreu sem nenhum debate político, três vereadores eram cogitados para o cargo, o atual presidente, Beto Silva, Valdevino Simões e Oséas Leal, ambos do mesmo partido, o Solidariedade(SDD), e eu lhes pergunto, qual a diferença entre os três? Em que posicionamentos políticos eles divergem? O que cada um defende? Qual a concepção política que cada um se propunha a implementar no comando da mesa diretora do legislativo municipal?
Ninguém tem a resposta para estas perguntas, pois não houve um debate político nesta disputa, apenas acordos e conchavos.

Aliás, se ambos são do mesmo partido, e ao se filiar a um partido o cidadão concorda com seu programa político, as concepções políticas e ideológicas destes vereadores não deveriam ser muito próximas?
Essa disputa despolitizada, é resultado de uma política feita na base de conchavos e acordos espúrios, segundo relata alguns meios da imprensa local, a disputa se deu entre o prefeito que articulava seu candidato, e o deputado, que é praticamente dono do SDD, que articulava outro candidato contra o prefeito, por este ter feito campanha para candidatos de outros partidos e não do SDD, partido o qual o prefeito também é filiado.
Assim, mais uma vez, a decisão se deu baseada a partir de interesses pessoais, ego ferido, e conchavos, ao invés de um debate político sobre como a Câmara Municipal deve atuar politicamente.
Mas e a oposição?? O que ficou claro nesta eleição, é que o prefeito Edgar Rossi tem oposição mais forte dentro do seu próprio partido do que fora dele, os vereadores que se dizem oposição não tiveram a capacidade de registrar um candidato a presidência da Câmara, que mesmo que não ganhasse a disputa, poderia ter feito um debate político sobre, esta estapafúrdia eleição, que foi decidida muito longe da nossa casa de leis.
Isso tudo deve-se a um fator muito importante, financiamento e estrutura de campanha, a maioria dos nobres vereadores, para se elegerem, fazem acordos com grandes empresários e deputados, para que estes lhe garantam financiamento e estrutura para campanha, e assim quando eleitos precisam representar os interesses destes empresários e deputados, e para isso deixam os interesses da população e qualquer debate político de lado, o que vale são os “acordos”, afinal 2016 vão precisar de estrutura e financiamento novamente.
Assim, podemos concluir que nem a situação, e nem os que dizem oposição estão empenhados em fazer um bom uso político dos cargos que ocupam, e no frigir dos ovos, todos recorrem a política de acordos e conchavos, por isso o apelo do título “Pontalense, por favor, seja candidato em 2016”, sejam candidatos mesmo, a prefeito, vereador e ao que desejarem, procurem partidos que não estejam subordinados a interesses econômicos, e se filiem, não podemos mais deixar os cargos que deveriam nos representar serem ocupados por quem não nos representa, não bata mudar os nomes se a concepção política continua a mesma.
Em 2016, seja candidato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário